Módulo 3 - Comunicação Visual
AULA 1
1. GRAMÁTICA / CÓDIGOS VISUAIS
1.1 - Elementos da forma
Fonte: https://prezi.com/mgy2wphcrf2c/elementos-da-forma
A forma é a propriedade da imagem ou de um objecto que define seu aspecto.
Tudo o que observamos tem uma forma, pode ser natural ou feita pelo homem.
Os elementos visuais que identificamos com mais facilidade são os elementos "visíveis", tais como o tamanho, a cor e a textura.
1.2 - Sinais e signos visuais
Os signos visuais são instrumentos de que a linguagem visual se serve para transmitir uma informação ou mensagem, para indicar a alguém alguma coisa.
A comunicação visual entre os homens tem vindo a evoluir, ao longo de milhões de anos, através de sons, dos gestos, das palavras, dos sinais e dos símbolos. Daí a necessidade de estudar a evolução e significado da simbologia, visto que a simplicidade, rapidez, e eficiência dos sinais e símbolos na comunicação visual ajudam o artista enquanto emissor de uma mensagem visual, a ser aceite e compreendido pela comunidade, onde se encontra inserido.
A COR
A cor é outro dos elementos essenciais da configuração visual de uma imagem, e portanto um elemento básico na comunicação visual. A cor costuma organizar-se num círculo cromático, no qual se diferenciam as cores primárias das secundárias, na faixa cromática. Também se costumam diferenciar as cores luz das cores pigmento.
Dentro da faixa cromática costumam distinguir-se igualmente as cores: frias (azuis, violetas, verdes) e quentes (amarelos, laranjas , vermelhos).
A nível funcional e psíquico, a cor tem um papel fundamental na comunicação, já que liga de um modo muito directo com o campo emocional do indivíduo.
TEXTURA
A textura faz referência normalmente aos rasgos visuais representados na superfície de um objecto que dá carácter e identidade ao mesmo na representação.
As texturas costumam integrar no conjunto da imagem, contribuindo uma sensação ambiental e passando muitas vezes despercebidas na imagem ou nos objectos representados.
ILUMINAÇÃO
A iluminação é um aspecto mais da configuração das imagens, já que dela depende que sejam percebidas as formas, as cores, e o resto dos elementos visuais no plano da representação.
A luz existe implicitamente na representação, mas também é sugerida através da relação de contraste, de sombras projectadas e demais recursos visuais que sejam representados.
Actividade nº1 - Publicação no blog pessoal e envio para o mail do professor: prof.pedrolima@ae-esmoriz-ovarnorte.pt
Fonte: https://1314dca.wordpress.com/2013/11/
TRABALHO:
Realizar um cartaz para um evento.
Gravar o ficheiro com o nome al0000cartaz.psd ou al0000cartaz.ai (substitua 0000 pelo seu número de aluno).
PRAZO:
4 tempos de 50 minutos
Entrega até ao dia 03 Fevereiro
REQUISITOS:
Dimensão: 450 x 600 mm (tamanho de uma cartolina)
Perfil de cor: CMYK (para trabalhar se necessário mudar, temporariamente, o perfil de cor para RGB, mas tenha em atenção que o resultado pode sair muito diferente depois…)
Resolução: 150 pixels/inch (resolução de impressão doméstica)
IMAGEM OBRIGATÓRIA:
Imagem relacionada com o tema do cartaz
TEXTO OBRIGATÓRIO:
Dança connosco
Hoje Acontece 2016/17
03 Fevereiro 2017
Afromúsica
Sevilhanas
Ballet Clássico
Kuduro
Hip Hop
Assinatura do trabalho (18 pt, lado direito rodado 90 graus)
ORIENTAÇÕES:
Utilize a metodologia de projeto para a elaboração deste “problema” de Design
Siga as instruções dadas pelo professor
AVALIAÇÃO:
-
Colocar um post no seu blogue pessoal com o título: “Recolha de dados” com a recolha de 5 exemplos que achou importante;
-
Colocar um post no seu blogue pessoal com o título: “Cartaz Dança Connosco” em formato JPEG (High).
-
Envie para o e-mail do prof um ficheiro guardado como (Save As) JPEG
ARQUIVO:
Guarde na sua Google Drive o ficheiro final de Photoshop ou Illustrator al0000cartaz.psd ou 0000cartaz.ai
SOFTWARE A UTILIZAR:
Photoshop ou Illustrator e Chrome.
AULA 2
2. PERCEPÇÃO DE COMUNICAÇÃO VISUAL
2.1 - Psicologia da forma - TEORIA DE GESTALT
Fonte: http://chocoladesign.com/o-que-e-gestalt?
O que significa a palavra Gestalt?
É uma palavra de origem alemã que significa “forma” ou “figura”, e o termo foi adoptado pelos psicólogos e teve o seu significado ampliado para o “todo unificado”, ou seja, a percepção da unidade de vários elementos.
Outros nomes pra psicologia da Gestalt são “Gestaltismo”, “psicologia da forma” ou simplesmente “Gestalt”.
Quem fundou o Gestaltismo?
O conceito de Gestalt foi primeiro introduzido na filosofia e psicologia contemporânea por Christian von Ehrenfels, mas o verdadeiro pai da Gestalt foi Max Wertheimer, cujo trabalho surgiu como resposta ao estruturalismo de Wilhelm Wundt (“um sistema no qual cada um dos elementos só pode ser definido pelas relações de equivalência ou de oposição que mantém com os demais elementos“).
No entanto, Wertheimer não foi o único responsável pelo surgimento do Gestaltismo. O desenvolvimento desta área da psicologia foi fortemente influenciado por outros grandes pensadores, como Immanuel Kant, Ernst Mach e Johann Wolfgang von Goethe.
Qual é o princípio básico da Gestalt?
Em termos mais gerais, é o conjunto de entidades físicas, biológicas, fisiológicas ou simbólicas que juntas formam um conceito, padrão ou configuração unificado que é maior do que a soma de suas partes.
Em resumo: o princípio básico da teoria gestaltista é que o inteiro é interpretado de maneira diferente que a soma de suas partes.
Vamos exemplificar. Observe as imagens abaixo:
O que vemos? Uma estante, certo? É o que a Gestalt diz que nós vemos. O olho humano percebe um objeto como um inteiro antes de perceber suas partes individuais. E quais são as partes individuais? A imagem abaixo resume bem:
Já deve ter notado como uma série de luzes pisca-pisca parecem mover-se de vez em quando, como sinais de neon e luzes de natal? De acordo com a Gestalt, esse movimento aparente acontece porque as nossas mentes preenchem a informação que falta. É exatamente o que vemos com a estante. Não notamos as tábuas de madeira ou os pregos. Tanto que ao ler a palavra “mesa” você vai imaginar uma mesa, e não quatro pernas e uma tábua de madeira.
Ainda não entendeu? A imagem abaixo resume perfeitamente o que é a Gestalt:
Na imagem do lado, por exemplo, temos a sensação visual de que os círculos centrais de cada composição (o miolo da flor) é maior na composição da esquerda do que na composição da direita.
Isso ocorre porque relacionamos os ‘todos’, relacionamos as ‘flores’ e não conseguimos observar os elementos isolados da imagem.
Os círculos centrais possuem o mesmo tamanho, mas o elemento da esquerda está inserido numa imagem com elementos menores do que ele, que enaltecem o seu tamanho, fazendo-o parecer maior, inversamente com o que acontece na imagem da direita.
Para que serve a Gestalt?
O mundo visual é tão complexo que o cérebro humanos desenvolveu estratégias para lidar com toda essa confusão. Nossa mente sempre vai procurar a solução mais simples para um problema. Uma das formas que a nossa cabeça faz isso é através da formação de grupos de itens que possuem uma característica em comum.
A Gestalt é a ferramenta mais poderosa que o designer tem para criar algo único.
O truque é balancear o único com a variedade: Se tiver muitas unidades iguais o design pode parecer monótono e repetitivo; e se tiver muita variedade pode parecer algo caótico e sem sentido.
Entender os conceitos da Gestalt pode ajudar um designer a controlar a unidade e variedade.
Quais são as Leis Básicas da Gestalt?
As leis básicas da Gestalt são 6:
-
Semelhança
-
Proximidade
-
Continuidade
-
Pregnância
-
Fechamento
-
Unidade
Vamos analisar cada uma individualmente:
Lei da Semelhança
A lei da semelhança dita que objetos similares se agruparão entre si. Na imagem abaixo, a maioria das pessoas vê colunas de quadrados e colunas de círculos. Poucas pessoas vão associar isto como “uma linha horizontal onde quadrados e círculos se intercalam.
Lei da Proximidade
Elementos próximos tendem a agrupar-se, constituindo uma unidade. Elementos vão parecer mais próximos e unificados quanto menor for a distância entre eles. Você nota os 16 círculos, ou os 4 grupos de círculos na imagem abaixo?
Lei da Continuidade
Essa lei dita que pontos que estão conectados por uma linha reta ou curva são vistos de uma maneira a seguir um caminho mais suave. Em vez de ver linhas e ângulos separados, linhas são vistas como uma só.
Lei da Pregnância (ou Simplicidade)
É chamada também de lei da simplicidade. Ela dita que objetos num ambiente são vistos da forma mais simples possível. Quanto mais simples, mais facilmente é assimilada. Na imagem abaixo, vemos vários círculos em vez de uma forma complexa:
Lei do Fechamento
Elementos são agrupados se eles parecem completar-se. Ou seja, nossa mente tende a ver um objeto completo, mesmo quando não há um.
Lei da Unificação
Na lei da unificação, mesmo uma imagem abstrata pode ser entendida pela mente humana, pois preenchemos os espaços vazios instintivamente, como no logotipo do Johnnie Walker ou da WWF (um homem a caminhar e um urso panda).
Segundo a Gestalt a percepção que ocorre nos olhos é diferente da percepção que ocorre no cérebro. A percepção da forma não se dá por partes, mas de forma íntegra, global e unificada.
Isso quer dizer que reconhecemos símbolos ou composições de símbolos em um contexto e não isoladamente:
De aorcdo com as peqsiusas da Gestalt, não ipomtra em qaul odrem as lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é a psosiãço da piremria e da útmlia lteras, o rseto pdoe ser uma cnoufãso ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea.
Itso ocrroe poqrue nós não lmeos cdaa ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.
Essas associações vão ainda mais longe. Quando observamos um bloco de texto associamos os números a letras e lemos as palavras da mesma forma:
3M UM D14 D3 V3R40, 3574V4 N4 PR414, 0853RV4ND0 DU45 CR14NC45 8R1NC4ND0 N4 4R314. 3L45 7R484LH4V4M MU170 C0N57RU1ND0 UM C4573L0 D3 4R314, C0M 70RR35, P4554R3L45 3 P4554G3NS 1N73RN45. QU4ND0 3575V4M QU453 4C484ND0, V310 UM4 0ND4 3 D357RU1U 7UD0, R3DU21ND0 0 C4573L0 4 UM M0N73 D3 4R314 3 35PUM4...
Essas organizações cerebrais são espontâneas e arbitrárias, não podem ser aprendidas ou modificadas. Muitas associações ainda são incógnitas para a ciência, mas outras já são completamente explicáveis.
Um bom exemplo dessas “organizações cerebrais” são as associações percebidas nas ilusões de ótica.
Pode não parecer, mas a imagem do meio está parada
Encontre 3 joaninhas e 3 bebés. Normalmente as mulheres são mais rápidas que os homens neste exercício.
Conjunto de fotografias que criam ilusão de óptica
Consegue ver o PATO e o COELHO?
Ambas as faces são da mesma cor. Não acredita? Tente tapar a linha de junção das duas...
Olhe para o ponto central e mova a cabeça para a frente e para trás
Mais uma ilusão que parece estar em movimento e na realidade está parada
Mulher jovem ou mulher velha? O que vê?
O que vê nesta imagem? Duas faces de perfil ou uma taça?
Para que lado está a rodar a mulher? Para a esquerda ou para a direita?
Tente dizer as cores sem ler as palavras
Actividade nº2 - Enviar para o mail do professor: prof.pedrolima@ae-esmoriz-ovarnorte.pt
TRABALHO:
Realizar uma apresentação em PowerPoint (ou no teu Blog pessoal da disciplina) sobre a Teoria de Gestalt
Gravar o ficheiro com o nome al0000Gestalt.ppt (substitua 0000 pelo seu número de aluno).
PRAZO:
4 tempos de 50 minutos
Entrega até ao dia 14 Fevereiro
REQUISITOS:
Deverá abordar os seguintes aspectos:
1- Definição de Gestlat
2- Como surgiu
3- Para que serve o Gestalt
4- Leis básicas de Gestalt
5- Captura de algumas fotografias originais de ilusão de óptica
AVALIAÇÃO:
Faz um novo post no teu blog pessoal da disciplina com o nome Actividade 2 - Módulo_3
e/ou Envie para o e-mail do prof um ficheiro guardado como apresentação gráfica PowerPoint
ARQUIVO:
Faz um novo post no teu blog pessoal da disciplina com o nome Actividade 2 - Módulo_3
e/ou Guarde na sua Google Drive o ficheiro final de PowerPoint com o nome al0000Gestalt.ppt
e/ou Envie para o e-mail do prof um ficheiro guardado como apresentação gráfica PowerPoint al0000Gestalt.ppt
SOFTWARE A UTILIZAR:
Microsoft PowerPoint e GoogleChrome.
AULA 3
3. A DEFINIÇÃO DAS FUNÇÕES DO PRODUTO
Fonte: https://prezi.com/i50wuw38xjuw/funcoes-do-produto-expressao-e-representacao/
Existem 3 tipos de funções:
-
Funções estético-formais
-
Funções indicativas
-
Funções simbólicas
3.1 - Funções estético-formais
As funções estético-formais abrangem a relação entre o produto e o utilizador, que é muito importante na fase de venda de um produto.
Analisar esteticamente um produto equivale a uma análise sintática, isto é, uma gramática da configuração da estética.
A gestalt também está envolvida neste assunto através da forma do produto.
3.2 - Funções indicativas (práticas)
Abrangem as relações entre o produto e o utilizador baseado nos aspetos de uso, isto é, a visualização da sua função técnica que esclarece especialmente o seu manejo e manipulação, as indicações tornam claro como o utilizador deve utilizá-los.
3.3 - Funções simbólicas
Abrangem a relação entre o produto e o utilizador baseado em componentes de experiências e sensações. É a área das funções comunicativas do produto. Esta função relaciona-se directamente com os factores e contextos socioculturais, económicos e psicológicos.
Actividade nº3 - Enviar para o mail do professor: prof.pedrolima@ae-esmoriz-ovarnorte.pt
TRABALHO:
Realizar um cartaz com o logotipo da disciplina DCA e a fotografia do aluno
Gravar o ficheiro com o nome al0000dca.jpg (substitua 0000 pelo seu número de aluno).
PRAZO:
4 tempos de 50 minutos
Entrega até ao dia 21 Fevereiro
REQUISITOS:
Dimensão: A4 (ou a medida de uma foto que e já tenhas tua)
Perfil de cor: CMYK
Resolução: 150 pixels/inch (resolução de impressão doméstica)
IMAGEM OBRIGATÓRIA:
Fotografia do aluno
TEXTO OBRIGATÓRIO:
DCA
Design, Comunicação e Audiovisuais
AVALIAÇÃO:
Envie para o e-mail do prof um ficheiro guardado como imagem gráfica .JPG
ARQUIVO:
Colocar um post no seu blog pessoal da disciplina com o nome "Actividade nrº3"
Guarde na sua Google Drive a imagem com o nome al0000dca.jpg
Envie para o e-mail do prof um ficheiro guardado como imagem gráfica al0000dca.jpg
Exemplo de imagens ilustrativas retiradas do site http://dcamultimedia.blogspot.pt
AULA 4
4. EXPRESSÃO E REPRESENTAÇÃO
Fonte: https://prezi.com/i50wuw38xjuw/funcoes-do-produto-expressao-e-representacao/
A expressão gráfica é a atividade que através da herança do Moderismo, se tornou na esperiência da desordem, de caráter experimental. Por outro lado, o produto gráfico é material.
A expressão plástica é uma atividade livre e espontânea e o seu objetivo é a experessão de sentimentos, nesta atividade manipula-se e transformam-se materiais. A expressão plástica também é muito usada na educação das crianças para o seu desenvolvimento.
4.1 - Bidimensional e Tridimensional
A bidimensionalidade são marcas plana que não tem profundidade, e elas podem ser figurativas ou abstratas. Normalmente é mais usada em esboços ou desenhos básicos de algo que se queira transmitir.
Já quanto á tridimensionalidade é completamente diferente da bidimensionalidade pois não é apenas uma marca plana pois ela tem profundidade.
4.2 Desenho
O desenho é um suporte artístico ligado à produção de obras bidimensionais, pois não tem profundidade. Neste sentido, o desenho é encarado tanto como processo quanto como resultado artístico.
O desenho envolve uma atitude do artista em relação à realidade, o artista pode desejar imitar a sua realidade sensível, transformá-la ou criar uma nova realidade com características próprias.
4.3 Composição
Nas artes visuais, em particular Pintura, Design gráfico, Fotografia e Escultura a composição é o posicionamento ou arranjo de elementos visuais ou ingredientes num trabalho de arte, o que é diferente do tema do trabalho. Pode também ser pensado como a organização dos elementos de arte de acordo com os seus princípios.
4.4 Suportes, materiais e técnicas
Suportes - Papéis, telas, barro
São as peças onde se faz uma obra.
Materiais - Papéis, telas, acrílicos, lápis, tinta e aguarela
São as peças usadas na confeção da obra no seu suporte.
Técnicas - Traços, manchas, formas, texturas
As técnicas são a maneira como se vai fazer a obra.
Actividade nº4 - Enviar para o mail do professor: prof.pedrolima@ae-esmoriz-ovarnorte.pt
TRABALHO:
Realizar um cartaz para o festival de cinema Fantasporto (ver site em www.fantasporto.com)
Gravar o ficheiro com o nome al0000fantas.jpg (substitua 0000 pelo seu número de aluno).
PRAZO:
4 tempos de 50 minutos
Entrega até ao dia 3 Março
REQUISITOS:
Dimensão: até 450 x 600 mm
Perfil de cor: CMYK
Resolução: 150 pixels/inch (resolução de impressão doméstica)
IMAGEM OBRIGATÓRIA:
Imagem relacionada com o tema do trabalho
TEXTO OBRIGATÓRIO:
Título do festival de cinema.
Ano da realização do festival.
Datas da exibição.
Local da apresentação dos filmes.
AVALIAÇÃO:
Envie para o e-mail do prof um ficheiro guardado como imagem gráfica al0000fantas.JPG
ARQUIVO:
Colocar um post no seu blog pessoal da disciplina com o nome "Actividade nrº4"
Guarde na sua Google Drive a imagem com o nome al0000fantas.jpg
Envie para o e-mail do prof um ficheiro guardado como imagem gráfica al0000fantas.jpg
SOFTWARE A UTILIZAR
Photoshop/Ilustrator e Google Chrome
Exemplo de imagens ilustrativas retiradas do site http://dcamultimedia.blogspot.pt
Actividade nº5 - Enviar para o mail do professor: prof.pedrolima@ae-esmoriz-ovarnorte.pt
TRABALHO:
Realizar um cartaz sobre uma personalidade à sua escolha.
Gravar o ficheiro com o nome al0000personalidade.jpg (substitua 0000 pelo seu número de aluno).
PRAZO:
4 tempos de 50 minutos
Entrega até ao dia 10 Março
REQUISITOS:
Dimensão: até 450 x 600 mm
Perfil de cor: CMYK
Resolução: 150 pixels/inch (resolução de impressão doméstica)
IMAGEM OBRIGATÓRIA:
Imagem da personalidade escolhida
TEXTO OBRIGATÓRIO:
Nome da personalidade
Frase importante que tenha sido proferida por essa personalidade
Ano de nascimento e óbito (caso exista)
Assinatura do trabalho (18pt, lado direito, rodado a 90º)
AVALIAÇÃO:
Envie para o e-mail do prof um ficheiro guardado como imagem gráfica al0000personalidade.JPG
ARQUIVO:
Colocar um post no seu blog pessoal da disciplina com o nome "Actividade nrº5"
Guarde na sua Google Drive a imagem com o nome al0000personalidade.jpg
Envie para o e-mail do prof um ficheiro guardado como imagem gráfica al0000personalidade.jpg
SOFTWARE A UTILIZAR
Photoshop/Ilustrator e Google Chrome
Tipografia
Os tipos de letra podem expressar um estado de espírito, emoções ou associações a diferentes tipos de indústrias, produtos, estilos de vida ou a períodos históricos.
Actividade nº6 - Enviar para o mail do professor: prof.pedrolima@ae-esmoriz-ovarnorte.pt
TRABALHO:
Realizar um cartaz sobre a expressividade de cada uma das seguintes palavras:
-
Trajetória
-
Insuflado
-
Velocidade
-
Agitado
-
Flexível
Gravar o ficheiro com o nome al0000tipografia.jpg (substitua 0000 pelo seu número de aluno).
PRAZO:
4 tempos de 50 minutos
Entrega até ao dia 17 Março
REQUISITOS:
Dimensão: até 450 x 600 mm
Perfil de cor: CMYK
Resolução: 150 pixels/inch (resolução de impressão doméstica)
IMAGEM OBRIGATÓRIA:
Imagem da relacionada com a palavra
TEXTO OBRIGATÓRIO:
Uma das palavras em cada imagem relacionada
AVALIAÇÃO:
Envie para o e-mail do prof um ficheiro guardado como imagem gráfica al0000tipografia.JPG
ARQUIVO:
Colocar um post no seu blog pessoal da disciplina com o nome "Actividade nrº6"
Guarde na sua Google Drive a imagem com o nome al0000tipografia.jpg
Envie para o e-mail do prof um ficheiro guardado como imagem gráfica al0000tipografia.jpg
SOFTWARE A UTILIZAR
Photoshop/Ilustrator e Google Chrome